terça-feira, março 20, 2007

O Ensino na web

Proposta: Analisar o nível de acessibilidade do site do curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidade do Porto, através de uma análise automática e, posteriormente, manual.


De todos os pontos de verificação do W3C, uma análise automática indica de imediato 5 erros (três de Prioridade 2 e dois de Prioridade 3). É impossível fazer-se uma navegação sem a ajuda do rato uma vez que o site não possibilita atalhos de teclado. Não usa a propriedade de cabeçalho, apenas texto formatado de diferentes modos de forma a imitar, visualmente, esta tag e não define o idioma principal em que o site foi criado. Usa também propriedades absolutas de CSS e chega mesmo a apresentar alguns erros nas folhas de estilo, como por exemplo utilizar a mesma cor no atributo background-color e color na tag body, entre outros.


Curiosamente, os pontos respeitados que a análise automática identifica na página de entrada são de menos uma unidade.

  • Utilizam-se folhas de estilo e não existem tabelas que possam ser usadas para maquetar.

  • Não se utilizam elementos HTML para controlar a apresentação.

  • Não se utilizam atributos HTML para controlar a apresentação.

  • Não utilizam elementos ou atributos HTML obsoletos

  • Numa análise manual ao site, é possível ver que o atributo Alt é usado com validade, assim como o title, sendo descritivo quanto baste dos elementos a que está ligado e que a informação não depende do uso da cor. Também no uso de listas se deve dizer que este se justifica, uma vez que a informação disponibilizada se torna mais compreensível nesse formato. A leitura com sentido das páginas não depende de uma visualização ligada à folha de estilo. O site utiliza tecnologia W3C, não faz actualizações ou reencaminhamento automáticos e o script utilizado não faz com que se abra uma nova janela, três aspectos de elevada importância a nível de acessibilidade, principalmente quando se usa, mais uma vez, como já foi anteriormente referido, um programa de leitura de ecran.


    Quando o tema passa a ser a navegação, é necessário referir que não existe mapa do site, uma vez que a quantidade de páginas não chega a uma dezena e existe na primeira página links para todas as outras páginas. No entanto, essa informação só se encontra disponível no caso da página ser visualizada usando a informação da folha de estilo. Se esta ligação for quebrada e se o código-fonte for consultado a informação continua lá, mas por algum motivo que eu desconheço deixa de ser acessível. O mesmo acontece com os links externos situados no topo da página. Ainda a salientar é o facto de dentro de cada página existir um link que serve de titulo e que leva o utilizador à mesma página em que se encontra, o que me parece desnecessário.


    A nível visual todas as páginas possuem um aspecto semelhante, o que lhe dá alguma consistência, apesar de na minha opinião a forma como o conteúdo é apresentado nos contactos e no regulamento quebrar um pouco a estética criada nas restantes partes.


    Um erro que eu considero ser de elevada gravidade é o facto de a informação dos contactos se encontrar sob a forma de imagem, com o atributo Alt ‘contactos’. O que eu proponho nesta fase é colocarmo-nos numa situação hipotética em que nos vemos privados da informação que o nosso monitor nos facilita e com a necessidade de sabermos de que forma poderemos entrar em contacto com a entidade. Neste caso é impossível dar resposta a esta necessidade. O conteúdo deveria estar sob a forma de texto para poder ser lido por um programa de leitura de ecran sem qualquer dificuldade, principalmente porque é este o veiculo mais directo que o curso possui de chegar mais rapidamente e mais longe às pessoas.


    Na página destinada á apresentação do curso existe uma área de formulário composta por uma combo box e um botão. No entanto essa combo box que supostamente deveria dar a possibilidade de escolha ao utilizador de entre, pelo menos, duas opções só possui uma o que lhe retira toda a utilidade que pudesse ter. Simplificaria bastante ter apenas uma linha de texto a funcionar como título. Acredito que, tratando-se de uma página com conteúdo dinâmico poderá, num futuro mais ou menos próximo, passar a ter mais opções de escolha, mas enquanto isso não acontece a linha de texto simples parece-me uma boa opção.


    Ainda na análise de pontos menos positivos que encontrei no referido site tenho de referir que, na página dos regulamentos, o uso do atributo Alt me deixou confusa. A página possui, na parte debaixo de cada bloco de texto, um link em texto que se destina a descarregar determinado ficheiro mas apenas diz ‘Descarregar ficheiro PDF’. Este link não possui o atributo Alt. Poderá ser por se encontrar imediatamente a seguir ao bloco de texto com o título ou por o próprio caminho especificado no link ser claro, mas ao lado existe uma imagem que possui também estas duas características e possui o atributo Alt.


    De uma maneira geral, foram estas as conclusões a que cheguei no final das duas análises (automática e manual). Não se pode dizer que o curso de Jornalismo e Ciências da Comunicação não demonstrou ter preocupações com as questões de acessibilidade tão em voga actualmente, uma vez que os pontos de Prioridade 1 não são infringidos em nenhum momento. No entanto, de todos os pontos de verificação os 35 que a análise automática diz não conseguir verificar não são todos cumpridos e 21 não se podem avaliar porque não se aplicam, como é o caso da não utilização correcta de tag’s de citações ou mudança de idioma.


    Fica então a pergunta: se todos os pontos fossem aplicáveis, seriam ou não cumpridos e qual seria a proporção?


3 Comments:

Blogger aldasilva said...

Olá, Filipa.

Antes de mais, acho muito interessante teres pegado no site do curso - aqui tão perto, tão "nosso", a nossa cara e afinal com problemas.
Tenho a acrescentar que ainda bem que não escolheste o Sigarra, porque, aí sim, irias ter trabalho para os próximos vinte anos (isto a contar que passado este tempo tu cortasses os pulsos para não teres que continuar com a análise, claro...).

Fora de brincadeiras, este site deveria ser o mais acessível da UP, sem exageros. Afinal, é o site do nosso curso, no qual há profissionais e alunos que percebem - nem que seja minimamente! - do assunto. Há erros bastante crassos que me espantam sinceramente, a começar pela navegação, só possível pelo rato, e pela falta do atributo "alt", coisas tão básicas.

Posto isto, já punham um de nós a dar ordens a quem fez o site, a ver se o melhoram! =] ihihih

8:44 da tarde  
Blogger aldasilva said...

Outra coisa... Já actualizavas a lista de links... :P

8:45 da tarde  
Blogger { } said...

:) ola lipa,

eu muito sinceramente não acho que este site esteja muitomal em termos de acessibilidade. Uma vez que no meu já tive que tentar aliar a acessibilidade a todas as outras questões, percebo que é dificil conciliar o site a usabilidade, a acessibilidade e fazer um espaço web atractivo... Por isso acho que alguns dos erros de este site, são trade offs...

Se bem que não gosto particularmente deste site. O tipo de letra no ecrã, mete-me confusão a ler e aquelas cores garridas dos links chocam-me um bocado, mas é o que temos...

gostei muio da tua análise
;)

9:29 da tarde  

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